A vida

A vida é muito importante para o homem, precisamos dar sentido para ela

O livro do Eclesiastes diz que os olhos do sábio estão na cabeça, mas o insensato anda nas trevas. A sabedoria vale mais que a tolice; a luz é melhor do que o escuro, mas todos terão o mesmo fim. Muitos detestam a própria vida porque não encontram significado nela, ou seja, falta-lhes o sentido da existência.

Desse modo, essa angústia comprime a alma dos homens, que passam anos sem solucionar os problemas, tornando-os deprimidos, esgotados, neuróticos. Com Cristo, a vida tem sentido. Ao carregarmos a nossa cruz, devemos lembrar que Jesus também carregou a d’Ele e derramou o Seu sangue. Essa é nossa consolação; é a Paixão de Cristo que nos conforta na dor.

Quando muitos chegam ao estágio de angústia diante da vida, o psicoterapeuta geralmente aconselha: “Divirta-se, dedique-se apenas aos trabalhos  necessários”. Mas tal receita propõe uma visão materialista e não nos leva ao verdadeiro problema humano. Por isso, a resposta será sempre o vazio cada vez mais profundo.

A vida é muito importante para o homem; contudo, mais importante é descobrir o seu sentido.

Muitos acreditam que a vida começa aos 40 anos e esquecem que o melhor já passou: a preparação para os 40 anos. Não se trata de emprego, status, dinheiro, fama, mas, quando atingem esta idade, as pessoas talvez se perguntem, angustiadas: É isso? Isso é a vida? Foi para isso que eu lutei?

O sentido da vida, que nos enriquece a todo instante, é saber que fomos feitos para buscar a santidade,  constantemente ancorados em Jesus Cristo, que nos dá a vida nova em abundância.

Cristo quer que renunciemos à vida passada no pecado, despojando-nos do homem velho, corrompido pelas concupiscências da carne e dos olhos e pela soberba da vida. Ele nos quer revestidos “do homem novo, criado à imagem de Deus, na verdadeira justiça e santidade”.

 

Do seu amigo,

Wellington Silva Jardim( Eto)

Cofundador da Comunidade Canção Nova