Como ser um pessoa virtuosa

Virtude não se ganha, ela é uma conquista

Virtude, no ponto de vista de modalidade de comportamento, faz com que as pessoas e suas ações possam se qualificar como boas. Agir de maneira virtuosa, significa realizar o verdadeiro significado da vida; é cultivar, nutrir o nosso mais profundo ser que está destinado a união eterna com Deus.

Thomas Merton, um monge trapista, escreveu: “A unica e verdadeira forma de eu ser eu mesmo, é ser um com Ele. Nele se esconde a razão e o significado último da minha existência. Por isso, só existe um problema do qual depende minha existência, a minha paz e a minha felicidade, que é descobrir-me, enquanto descubro Deus. Se eu O encontro, encontro-me também, e , se eu encontrar o meu verdadeiro eu, encontra-lo-ei.”

Aqui se encontra o grande mistério: somente ao encontrarmos o nosso verdadeiro eu, poderemos encontrar o nosso eu mais profundo e verdadeiro. E, só se encontrarmos o nosso verdadeiro eu, poderemos encontrar a Deus. Esses dois caminhos são o caminho da virtude.

É óbvio que, a virtude não se ganha. Não se pode ir à loja das virtudes e comprar uma embalagem de fé, de justiça, de esperançaAo contrário, a virtude adquiri-se na pratica de ações, relacionadas com essa mesma virtude, assim, nos tornamos pessoas de fé, agindo com fé e, quase sem perceber, temos fé.

Nós nos tornamos portadores de esperança se agirmos com esperança, e , agindo de forma esperançosa, nos tornamos pessoas de esperança. Dessa forma, as virtudes exprimem, a um nível profundo, aquilo que nos tornamos.

Busquemos no dia de hoje praticar as virtudes de maneira concreta.

O Senhor o abençoe!
Seu irmão,

Wellington Jardim (Eto)
Cofundador da Comunidade Canção Nova e administrador da FJPII

 

Adquira os livros de Wellington Jardim (Eto):

Animados    Administrar