Virtudes

Fé, coragem e esperança na construção da nossa santidade

São Pedro nos lembra que pela fé e pelas virtudes seremos o que Deus quer e faremos a sua vontade: “Por elas, temos entrado na posse das maiores e mais preciosas promessas, a fim de tornar-vos por este meio participante da natureza divina”. Significa que, vivendo as virtudes, participamos da natureza divina.

Feliz de quem acredita e tem fé; temos de encontrar o sentido positivo, salvador, até nas provações e contrariedades da vida. A fé é um presente gratuito de Deus e não há limite para ela. A dúvida não existe para quem a tem. Deus colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade, que só é possível ser alcançada pela fé. A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus, e que o justo vive pela fé.

Com o exercício da fé e da esperança nós conseguimos coragem

A fé está relacionada com a esperança cristã que nunca decepciona; quem acredita em Deus e no seu amor é cheio de esperança nesse Deus. O povo não diz que a esperança é a última que morre, então temos que ter esperança; seja na doença, no desemprego, na prosperidade, no dia de festa, no dia ensolarado, na chuva, no nascimento de uma criança, na morte do velho. Quando perdemos a esperança, o desespero, o desânimo, o desequilíbrio, o descontentamento e a desconfiança tomam conta de nós e começamos a andar para trás. Quem mais espera melhor vive.

Quem cultiva a fé e a esperança tem também a coragem de enfrentar todo medo. O medo e a preguiça são irmãos gêmeos e inimigos da coragem; diante de qualquer perigo, os dois se abraçam e ficam à mercê do acaso. Temos de ser ousados e corajosos. Jesus disse, muitas vezes, aos seus discípulos: “não tenhais medo”; “não temas, crê somente”. Precisamos de coragem com discrição e simplicidade. Ter coragem não é não ter medo, e sim não ficar paralisado diante do medo, resistir a ele e avançar.

 

Do seu amigo,

Wellington Silva Jardim
Cofundador da Comunidade Canção Nova

 

Adquira nossos produtos:

fé