Construir a esperança

O pessimista só sabe olhar o passado

O pessimista só sabe olhar o passado. É incapaz de ter um olhar otimista para o futuro e se enche de medo, que é o microscópio que amplia o perigo: ele faz uma formiguinha parecer um boi e nos assusta. Cultivamos tanto o mal que acabamos incapazes de fazer o bem. Ficamos paralisados, inertes.

Desse modo, devemos alimentar a esperança a todo custo e não nos render ao pessimismo e à tristeza de jeito nenhum. Quando estivermos desanimados e não conseguirmos ficar de pé, será necessário um enorme esforço para ficarmos ao menos de joelhos, mas nunca no chão. Também não podemos cair no primeiro golpe que recebemos da vida, assim como o pugilista valente que não “joga a toalha” facilmente.

Tudo isso me faz lembrar da historinha da perereca que caiu numa vasilha de leite e não conseguia sair. Lutou, lutou, mas não conseguia sair de jeito nenhum. Pensou que ia morrer ali no leite. Mas como percebeu que o leite engrossava à medida que se debatia, formando nata, pôde boiar melhor; até que, de tanto lutar, a nata se formou sobre o leite e ela conseguiu sair da vasilha.

A vida também é assim, se acharmos que morreremos, morreremos mesmo, mas se lutarmos, encontraremos a vida,
a solução. Não podemos empurrar o problema com a barriga, tampouco deixar para amanhã. Quem deixa a solução do problema para o dia seguinte, na verdade, não quer resolvê-lo.

E não adianta fugir do problema ou tentar transferir a responsabilidade para outro. Há quem pense que ao mudar-se de cidade ou país resolverá o problema, mas engana-se, pois o obstáculo continuará no coração. Peçamos a ajuda de Deus para solucionar a situação. Ele nos dará a luz e o caminho.

É importante colocarmos uma dinâmica em nossa vida pela esperança, então, tudo se modificará. Mudar os pensamentos e os maus hábitos, fazer uma faxina geral na mente, se for preciso, jogar fora tudo quanto for pensamento negativo e fugir da rotina amarga que paralisa a vida fará a diferença.

Mas, sem Deus, não temos como dinamizar a vida nem construir a esperança. Somos belas árvores para dar frutos. Não podemos ser descaracterizados. Somos filhos de Deus, e Ele é Todo-poderoso.

 

De seu amigo,

Wellington Silva Jardim ( Eto)

Cofundador Comunidade Canção Nova