Precisamos ser sal e luz

Ser cristão é levar a luz da verdade de Cristo para os homens

Cristo é a luz do mundo. Ele disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não caminha nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12). Mas ele disse também: “Vós sois a luz do mundo”. Assim dizendo, o cristão é como “um outro Cristo” entre os homens.

Quando somos cristãos de verdade, somos como sal e luz para as pessoas. O sal conserva e dá sabor aos alimentos. Na época em que não havia geladeira e freezer, o único jeito de conservar os alimentos era colocando bastante sal neles. Por isso Deus fez o mar salgado, para que a sua água não se deteriorasse diante de tanta sujeira que recebe de todos os rios. Assim como o sal conserva e dá sabor aos alimentos, o cristão dá sentido à vida das pessoas tristes e desanimadas. Os cristãos conservam o mundo com o sal do Evangelho; se este sal for extinto da Terra, esta se estragará completamente.

Um cristão que irradia Jesus é como a luz que brilha e dá direção, conduzindo as pessoas para o caminho certo. Ele possui um poder de atração, e muitos o querem seguir. As pessoas enxergam a sua bondade e o identificam como sal e luz. Assim como Jesus atraiu multidões, aquele que é sal e luz também consegue o mesmo.

Um cristão não pode esconder sua fé

Por isso o cristão não pode esconder o que é. Deve ir ao mundo, oportuna e inoportunamente, como disse São Paulo, e dar Jesus às pessoas. A luz da fé não pode estar oculta, e sim audaciosamente ser transmitida. Jesus disse que a lâmpada acessa não pode ficar debaixo da mesa; ao contrário, deve ficar no alto para iluminar todos os presentes.

Jesus não diz “vós tendes a luz”, mas “vós sois a luz” do mundo. Assim como a lua retransmite a luz do sol para a Terra, o cristão retransmite a luz de Cristo para o mundo. A luz da fé não é algo que possuímos, mas sim um estado de transformação que atinge o nosso ser. Jesus nos quer “fontes de luz”, e isso só é possível em um “Deus vivo e vivido”. Então, à convite de Jesus, transformemo-nos em luz do mundo, luz da verdade, com humildade e respeito à liberdade e à personalidade do outro. A verdadeira vocação do missionário que deseja propagar a fé é ser exemplo para os demais. Não basta apenas rezar, temos que recrutar adeptos, e muitos não serão resgatados por discursos, mas pela transparência que possuem.

“Vós sois a luz do mundo” é um convite de Jesus para vivermos com audácia e humildade, mas, principalmente, com transparência. Assim, devemos nos libertar das paralisias do orgulho, do egoísmo e da nossa desordem interior. O essencial é assumir a nossa cruz, pois ela é a Boa-Nova do amor de Deus.

 

Do seu amigo,

Wellington Silva Jardim
Cofundador da Comunidade Canção Nova

 

Adquira nossos produtos:

cristão