CORAGEM

Testemunhar Jesus sem medo dos obstáculos a enfrentar

O que Deus fala a cada um de nós por essa palavra é que temos de ser testemunhas de Jesus, sem medo, sem respeito humano. Quando temos a coragem de testemunhar Jesus, criamos um ambiente novo, um ambiente alegre. Isso é algo que vale mais do que qualquer fortuna.

Não devemos ter medo. Apesar de sermos pecadores e errarmos bastante, devemos testemunhar a verdade de Jesus. Temos que dar a volta por cima, superar os erros e pecados e proclamar a verdade de Deus. Nada pode nos impedir de dizer: “Eu sou de Jesus Cristo. Eu amo Jesus Cristo. Deus é tudo na minha vida”.

Todos cometem erros. Portanto, se apenas os que nunca erraram testemunhassem, estes seriam muito poucos. Jesus sabe que erramos, mas mesmo assim quer que o testemunhemos. É claro que temos de estar o tempo todo lutando contra o mal que habita em nós, como afirmou São Paulo. Até ele disse: “Sabemos que a lei é espiritual, eu, porém, sou carnal, vendido ao pecado como escravo. De fato, não entendo o que faço, pois não faço o que quero, mas o que detesto” (Rm 7,14-15).

Nosso testemunho não pode ser paralisado pelo mal

Ora, se até o grande São Paulo, o maior evangelizador da Igreja, sentia o peso do mal, o que dizer de nós? Mas Paulo nunca deixou de pregar por isso. Então, também vamos confessar os nossos pecados diante de Deus e do sacerdote. Vamos renunciar ao mal, no entanto, que isso não seja uma tentação para dizermos: “Ah, eu não posso pregar, porque eu sou um pecador”. Nada disso, isso é tentação para nos paralisar.

Contudo, para testemunhar Jesus, nossa alma deve ser alimentada por Ele na oração, na palavra, na Eucaristia. A nossa alma ainda precisa de muito alimento. Vale a pena testemunhar o Senhor, mas isso só será possível se respirarmos e transpirarmos Jesus. Sem o contato diário com Ele na palavra, na missa, na meditação, não teremos ânimo nem coragem de testemunhá-lo, uma vez que não somos convencidos do seu amor e de sua salvação.

Podemos e devemos testemunhar esse Deus maravilhoso que nos deu a vida, o ar, a água maravilhosa, o alimento de todo dia, a família, os filhos, os amigos. Frequentemente elogiamos as pessoas que pregam bem, que escrevem um bom livro, mas será que já elogiamos Deus para alguém? Quem faz por nós o que Ele faz? E, no entanto, quantas vezes não temos coragem de defender e elogiar Deus e falar do seu amor por nós.

 Uma alma tranquila tem forças para testemunhar

Para testemunhar Jesus, precisamos ter uma alma tranquila, em paz, porém, nem sempre estamos assim. Às vezes, não conseguimos dormir por causa da agitação de nossa alma, significando que não estamos administrando bem o nosso interior. E a única maneira de administrar bem a alma é em Deus. Precisamos deixar que diariamente Ele tome conta de nós, aconteça o que acontecer.

Deus nos diz que não importam as atitudes de hoje e de ontem, mas sim o que somos. O importante é falar dele. Não podemos ter medo de dizer com tranquilidade “Eu sou de Jesus Cristo”. Somos fracos e seremos fracos a vida toda, mas Deus nos ajuda a curar nossas fraquezas. Apenas Ele pode mudar o nosso interior.

“Todo aquele, pois, que se declarar por mim diante dos homens, também eu me declararei por ele diante do meu Pai que está nos céus”. Devemos cuidar das coisas de Deus, pois Ele cuida das nossas. Temos que olhar adiante e perceber o que Ele quer de nós, para assim satisfazermos a vontade dele. Precisamos amadurecer espiritualmente, a fim de evitarmos a construção do nosso castelo na areia.

 

Do seu amigo,

Wellington Silva Jardim
Cofundador da Comunidade Canção Nova

 

Adquira nossos produtos:

testemunhar