Confiança na Palavra

É preciso ter fé, pois o Senhor sempre cumpre Suas promessas

“Ela [a viúva] respondeu: “Juro, pela vida do Senhor teu Deus, não tenho pão. Só tenho um punhado de farinha numa vasilha e um pouco de azeite na jarra. Eu estava apanhando dois pedaços de lenha, a fim de preparar esse resto para mim e meu filho, para comermos e depois esperarmos a morte”. Elias replicou-lhe: “Não te preocupes! Vai e faze como disseste. Mas, primeiro, prepara-me com isso um pãozinho e traze-o. Depois farás o mesmo para ti e teu filho. Pois assim fala o Senhor, Deus de Israel: ‘A vasilha de farinha não acabará e a jarra de azeite não diminuirá, até ao dia em que o Senhor enviar a chuva sobre a face da terra’”. A mulher foi e fez como Elias lhe tinha ordenado. E comeram, ele, ela e sua casa, durante muito tempo. A farinha da vasilha não acabou, nem diminuiu o óleo da jarra, conforme o que o Senhor tinha dito por meio de Elias. (1Rs 17,12-16)

Mais uma vez, a Palavra de Deus nos mostra a necessidade da fé, da confiança n’Ele e no Seu amor, mesmo nos momentos mais difíceis da vida. Este trecho do livro de Reis nos conta o que aconteceu com o grande profeta Elias, o maior do Antigo Testamento. Deus lhe disse: “Parte daqui e toma a direção do oriente. Vai esconder-te junto à torrente de Carit, a leste do Jordão. Lá beberás da torrente, e eu ordenei aos corvos que lá te deem alimento” (1Rs 17,3-4).

A confiança do profeta nas promessas de Deus

O profeta obedeceu a Deus, acreditou n’Ele e foi embora para junto da torrente de Carit, onde os corvos traziam-lhe pão e carne pela manhã e pela tarde. Depois de algum tempo, porém, a fonte secou, e Deus o mandou ir para Sarepta de Sidon. E lhe disse: “Ordenei a uma viúva que desse lugar que te sustente”. Parecia algo estranho Ele mandar uma viúva alimentar um profeta; todavia, poderia ser, quem sabe, uma viúva rica.

Mais uma vez, o profeta obedeceu a Deus e pôs-se a caminho para Sarepta. Chegando à porta da cidade, avistou uma viúva que ajuntava lenha. Chamou-a e pediu a ela que fosse buscar um pouco de água para ele beber. Enquanto a viúva caminhava para pegar a água, ele gritou: “Traze-me também um pedaço de pão”. Certamente, Elias estava com muita fome, pois chegou o ponto de pedir comida a uma pobre viúva. Mas o profeta é movido pela fé.

“O justo vive pela fé”, diz a Palavra de Deus. Elias então responde: “Não temas! Volta e faz como disseste, mas prepara-me, antes, com isso, um pãozinho, e traze-mo; depois, prepararás o resto para ti e teu filho. Porque eis o que diz o Senhor, Deus de Israel: ‘A farinha que está na panela não se acabará, e a ânfora de azeite não se esvaziará, até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a face da terra’.”

Precisamos ter fé nas promessas do Senhor

Não houvesse a fé no coração desse homem e dessa mulher, diríamos que se trata de um diálogo de loucos. Em vez de alimentar a ela e ao filho, o homem pedia à pobre viúva que lhe desse o último pedaço de pão. Mas ele sabia que Deus é misericordioso e não falha em Suas promessas.

Elias foi obediente a Deus e acreditou nas promessas do Senhor. Deus pediu o impossível àquela mulher, ela acreditou e fez o que o Senhor lhe pedira. Quantas vezes Ele nos pede o impossível e não acreditamos? Deus foi misericordioso com Elias e com a mulher, e eles foram provados. Tinham somente aquele pouquinho de farinha e esperavam a morte, mas a misericórdia não lhes faltou.

Essa passagem é uma confirmação de que devemos acreditar na misericórdia de Deus. A viúva teve fé, não repudiou o pedido do Senhor e atendeu às solicitações de Elias. Ela deu o “melhor” e “tudo” que tinha. Como resposta à tamanha obediência, Deus cumpriu a Palavra: “Pois assim fala o Senhor, Deus de Israel: ‘A vasilha de farinha não acabará e a jarra de azeite não diminuirá, até ao dia em que o Senhor enviar a chuva sobre a face da terra’” (1Rs 17,14).

É necessário acreditar para alcançar o milagre na nossa vida

Essa Palavra destina-se a nós também. Temos que acreditar nos milagres de Deus. Eles se mantêm na providência do Senhor. Precisamos dar o nosso tudo para Deus, não necessariamente os bens materiais, mas devemos estar atentos para perceber o pedido d’Ele.

Creiamos que Deus é mais. Desse modo, seremos envolvidos pela Sua misericórdia. Só respiramos pela misericórdia do Senhor. Uma vez firmados na fé, nada mais pode nos enganar. A falta de fé nos faz desconhecer os caminhos de Deus, e temos que o conhecer. Escutemos a Deus e entreguemo-nos a Ele de corpo e alma. Para isso é necessário também que as pessoas acreditem em nós, e só conseguiremos isso sendo transparentes.

Para atingirmos o milagre em nossa vida, precisamos confiar. Deus não falha em Suas promessas e não desampara os que n’Ele confiam. Ele deve provar os que Lhe querem servir para saber se a pessoa está agindo com reta intenção; por isso o Senhor submete os Seus profetas às provas. Devemos caminhar para onde Deus quer, como Elias, e não fugir do caminho e da missão. Assim, não nos faltará nada.

 

Do seu amigo,

Wellington Silva Jardim
Cofundador da Comunidade Canção Nova

 

Adquira nossos produtos:

promessas