A verdadeira liberdade

Toda liberdade deve ser conquistada por muita luta e defendida sem cessar

Liberdade sem limitação não é liberdade, mas sim anarquia; sem responsabilidade, é libertinagem, irresponsabilidade. É preciso haver limites para que a liberdade exista, logo, não existe liberdade absoluta. Ela deve ser relativa, pois visa ao bem comum, e não pode violar as leis do estado e da moral.

A lei é a salvaguarda da liberdade. Quando temos um carro, somos livres para dirigi-lo, mas há leis de trânsito a obedecer. A liberdade é uma experiência progressiva, pois precisamos nos libertar dos temores criados pela imaginação.

Qual é a grande escravidão nos dias de hoje? A bebida, a comida, o vestir, o poder, a prosperidade, isso tudo é o jugo de milhões de pessoas. As aves do céu não têm essa inquietação pelo dia de amanhã. Felizes aqueles que aprenderam a confiar na providência amorosa de Deus. Esses gozam da verdadeira liberdade.

Somos livres para correr como os trens, mas sobre os trilhos, assim a lei orienta a conduta humana. Toda liberdade deve ser conquistada por muita luta e defendida sem cessar. É uma recompensa dos fortes, dos capazes, dos perseverantes.

A liberdade não é só um direito, é também a recompensa mais fecunda da felicidade.

O Senhor o abençoe
Seu irmão,

Wellington Jardim (Eto)
Cofundador da Comunidade Canção Nova e administrador da FJPII

 

Adquira os livros de Wellington Jardim (Eto):

Animados    Administrar    Se Deus