Romanos 5,1-5

Deus age na paz: reflexão cristã sobre fé, perdão e esperança

A justificação pela fé e a esperança que não decepciona

Caros irmãos e irmãs em Cristo Jesus, como é bom estarmos juntos, porque estamos em família! Deus nos ama muito e Ele age na paz; e cada vez que você acredita que Ele o ama, você vê que tudo muda na sua vida. É fundamental crermos nisso: “Se Deus é por mim, quem será contra mim?”

A Palavra de Deus, em Romanos 5,1-5, nos ensina que, justificados pela fé, estamos em paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo. Por meio d’Ele, temos acesso a essa graça na qual estamos firmes e nos gloriamos na esperança de Sua glória. Mais do que isso, gloriamo-nos até nas tribulações, pois sabemos que esta gera a constância, e a constância leva a uma virtude provada e desabrocha em esperança. A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nosso coração pelo Espírito Santo.

Deixe Jesus amar você: o primeiro passo para a transformação

Eu quero lhe dizer: primeiramente, deixe Jesus amar você. Abra o seu coração, mesmo que você esteja passando pelo que for; e dê a volta por cima. Não é fácil vencer se não tivermos Jesus conosco. Hoje em dia, muitas pessoas são carentes de amor porque não deixam Deus amá-las primeiro. Sem essa intimidade e esse amor, você não conseguirá amar o seu irmão, pois, se você não deixa Deus amá-lo, você petrifica o seu coração e se fecha por dentro. Nada acontece se Deus não habitar o seu coração, e para Ele nada é impossível.

O tempo de Deus e a barreira da ira

Às vezes, pensamos que nossos problemas não têm solução, mas para Deus nada é impossível. No entanto, Ele coloca as coisas nos lugares e momentos certos. Não é porque você pede a ação de Deus que Ele o atenderá imediatamente, pois sabe a hora melhor para a sua vida.
Muitas vezes, estamos irados, com raiva, enxergando apenas defeitos nos outros e “esfregando-se” entre nós mesmos. Não adianta Deus querer resolver o nosso problema se não estivermos abertos a receber Jesus. Deus não se esqueceu de você; pelo contrário, Ele quer que você se pacifique e tranquilize-se para que Ele possa agir.

O poder libertador do perdão e da misericórdia

Deus é paz, amor e caridade, e Ele quer a sua cura. Mas por que a demora? Muitas vezes, porque estamos “esborrachados” por dentro, habitados pela ira e pela raiva. Deus não vai entrar na briga; é na paz que Ele age. Se você quer que Ele esteja com você, precisa estar em paz, ou não reconhecerá as promessas d’Ele quando elas se cumprirem.
Para abaixar a poeira da revolta e da ira, o caminho é a oração e o perdão. É dificílimo perdoar, mas Jesus trouxe a misericórdia; o “olho por olho, dente por dente” ficou para trás. Perdoar não significa necessariamente voltar a conviver ou esquecer o que aconteceu, mas sim o seu interior estar bem. Perdoar é a forma de pacificar o seu coração para que você tenha paz, mesmo diante daqueles que o feriram.
O silêncio que permite o agir divino
Muitas vezes, nossa maior luta é interior; somos nós contra nós mesmos, e esse conflito impede Jesus de agir. Quando você estiver muito bravo, fique em silêncio. Pode parecer que o silêncio fará o “vulcão” interior ficar mais forte, mas não é verdade.
Ao silenciar, você dá vez para Deus agir em você. Feche os olhos e diga: “Senhor, agora é por sua conta. Eis-me aqui”.

Que Deus abençoe seu dia e lhe dê a facilidade de entregar-se ao Seu agir.


Do seu amigo,

Wellington Silva Jardim – Eto
Cofundador da Comunidade Canção Nova