Todos passamos por provações nesta vida. Mas o apóstolo São Tiago traz para nós uma palavra de esperança: a provação testa a nossa fé e produz a virtude da paciência. Nada é perdido de tudo quanto sofremos se temos fé.
Quando a vida nos surpreender com dificuldades e tentações, tenhamos fé e paciência, o que nos permite alegria em meio ao sofrimento. Alegremo-nos sempre no Senhor e não duvidemos: Deus nos amparará nos sofrimentos, desde que sejamos humildes.
De nada nos serve a revolta nos momentos difíceis, pois, quanto mais nos revoltarmos, maior será o nosso sofrimento. Devemos suportá-lo sem queixas, sem blasfemar, deixando tudo nas mãos de Deus, mas certos de que Ele cuidará de nós, mesmo que não percebamos.
Fé e esperança para não cair no desespero
Além disso, é importante evitarmos cair no desespero ou no desânimo, pois seria exatamente o desejo do demônio. Ficar irritado e reclamar de tudo, buscando sempre alguém para desabafar também é prejudicial. Precisamos tomar cuidado com isso, porque, na hora da angústia, podemos falar demais.
A única saída na fé é abandonar-se nas mãos de Deus; confiar que Ele cuida de nós, que “tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,28), e esperar a tempestade passar, na fé.
O que mais nos faz sofrer são todas as insatisfações, as tensões, as divisões, os conflitos que existem dentro de nós. O que desejamos ter e o que possuímos realmente? O que queríamos ser e o que somos? O que nos faz sofrer é aquilo que temos de inacabado.
O que mais desejamos é o infinito da beleza, da pureza, da justiça, da paz, da vontade, do amor, da vida, e esse infinito tem um só nome: Deus. Tenhamos coragem nas provações. Não sejamos cristãos fracos e vacilantes na fé.
Do seu amigo,
Wellington Silva Jardim
Cofundador da Comunidade Canção Nova
Adquira nossos produtos: