O desabafo do coração

Lágrimas são poderosas para confortar nossa alma

Quando nossas forças parecerem superadas pelo peso da cruz, Ele nos dá as lágrimas. Benditas sejam as crianças e as mulheres, porque sabem chorar com facilidade. Já nós homens sofremos muito mais porque não sabemos chorar. Mas devemos aprender a chorar, uma vez que as lágrimas trazem alívio. Elas são um tributo da natureza, o desabafo do coração.

Santo Agostinho dizia que se converteu porque sua mãe visitava, três vezes por dia, a igreja e, diante do Sacrário, derramava as suas lágrimas, pedindo a conversão do filho. Ele disse que essas lágrimas eram sangue do seu coração destilado em seus olhos. E quando ela foi falar ao bispo de Milão sobre a triste vida de pecado de seu filho, ele lhe disse: “Coragem, minha filha, não é possível que Deus não converta o filho de tantas lágrimas”. O resto da história já é conhecida por nós.

Devemos derramar lágrimas

Sendo assim, devemos derramar nossas copiosas lágrimas diante de Deus. Especialmente o Senhor gosta das lágrimas de arrependimento dos nossos pecados. É melhor chorar nos ombros de Deus que nos ombros dos homens. Se chorarmos no ombro de um amigo, talvez ele comece a chorar junto conosco e nos dirá: “Eu tenho o mesmo problema”.

O dom das lágrimas precisa acontecer na nossa vida. Elas são poderosas orações diante de Deus, pois foi Ele mesmo quem as deu para nós e sabe que se trata do último recurso para suportarmos o peso da cruz. Jesus, inclusive, chorou a morte de seu amigo Lázaro diante da impenitência de Jerusalém, que o mataria assim como já tinha matado os profetas.

Certamente, a vida é um vale de lágrimas, e não um mar de rosas. Mas tudo tem um sentido e valor, porque Deus não perde uma gota de nosso sofrimento oferecido a Ele. Santa Teresinha disse que tudo que se sofre por amor, com amor se cura. O amor é o bálsamo para o nosso sofrimento. Quando sofremos por amor, o sofrimento é amenizado. Vamos buscar alegria e felicidade no nosso interior, pois a vida é curta e não vale a pena ficar cuidando apenas do exterior.

 

Do seu amigo,

Wellington Silva Jardim
Cofundador da Comunidade Canção Nova

 

Adquira nossos produtos:

esperança