Esperança

Semeando a boa semente: como colher alegria mesmo em tempos de dor

A boa semente que gera alegria e vida

Hoje é o dia de meditarmos um pouquinho e levar a boa semente ao outro irmão. Eu espero que o resultado dessa palavra seja alegria no seu coração e que, neste momento, você saia da sua tristeza e do seu comodismo para se tornar uma pessoa ágil e alegre, pois Deus nos ama com alegria, com força e com vontade de vencer.
Precisamos encher nosso coração com ideias boas, porque são elas que nos sustentam. Não podemos esquecer que o nosso coração tem que estar sempre o mais cheio possível do amor de Deus para podermos dar isso também aos outros, pois só podemos dar o que temos. O vazio que você sente não deve ser preenchido com coisas materiais, mas com coisas espirituais, com as virtudes divinas.

A promessa da colheita: quem semeia entre lágrimas

A Palavra de Deus no Salmo 127 nos diz algo muito profundo: “Quem semeia entre lágrimas colherá com alegria”. Quando a pessoa vai, ela vai chorando, levando a semente para plantar; mas quando volta, volta alegre, trazendo os seus feixes.
Essa é a base da nossa confiança em Deus. O Salmo 127 também nos alerta que, se o Senhor não construir a casa, é inútil o cansaço dos pedreiros. Se não é o Senhor quem guarda a cidade, em vão vigia a sentinela. Tudo depende da nossa entrega e da qualidade daquilo que plantamos.

O exemplo do mamão: o que você tem plantado?

Eu vou dar um exemplo para vocês. Um dia, ganhei um mamão grande e muito docinho, mas ele tinha umas manchinhas pretas. Eu sequei aquelas sementes, levei para a roça e plantei vários pés.
Interessante que, quando deu fruto, todos os frutos tinham o mesmo defeito, as mesmas feridinhas. E ficou ainda pior, porque, ao descascar, havia uma rodelinha branca dentro; a fruta era doente. Por isso a gente tem que semear coisas boas. Se você tem coisas ruins no coração, não semeie, porque senão você vai passar o que não é bom para os outros. Mesmo no sofrimento, deixe a dor para trás e semeie o bem, porque, se somos de Deus, Ele sempre vence.

Deus nos capacita para o bom exemplo na família

Muitas vezes, o nosso coração está partido ou doente, e chegamos a pensar: “Eu não tenho mais condição de ser de Deus, minha vida é muito sofrida, sofro com meus filhos”. Mas é o contrário! É o seu semear que vai fazer seu filho enxergar o fruto. Se um filho está fora do caminho, você deve mostrar que existe outra direção; se o deixarmos seguir o caminho errado, ele irá para o penhasco.
Nós fomos escolhidos para servir, e Deus nos capacita para isso. Muitas vezes, sentimo-nos “entregues às traças”, sem estudo ou condição, mas quem capacita é o Senhor. Eu mesmo não teria estudo para fazer este programa, mas estou aqui lançando a boa semente porque Deus concede êxito quando menos esperamos.
A coragem de ser de Jesus e o poder do silêncio
O que Deus quer é que você tenha coragem. Coragem de semear a Boa Nova, de falar de Jesus e de trabalhar para Ele. Que os outros olhem para você e vejam uma pessoa séria, um homem ou uma mulher de Deus.
Quando você colhe o resultado desse testemunho, é uma coisa linda: você volta com alegria, mesmo tendo partido em lágrimas. Quando você pensa que tudo terminou, Deus o ressuscita do nada.
Às vezes, eu me pergunto o que mais posso fazer; sinto-me perdido ou receoso, mas não fico parado. Eu corro atrás do que Deus quer.
Quero deixar um ensinamento: aprenda o valor do “Sim” e do “Silêncio”. Ambos começam com a letra “S”. Com eles, Deus fará maravilhas na sua vida. A sua tristeza passará e a sua colheita certamente acontecerá. Deus abençoe a todos nós.
Do seu amigo,
Wellington Silva Jardim – Eto
Cofundador da Comunidade Canção Nova