Se Jesus chegasse hoje na sua vida, seu coração estaria apegado no quê?
Estamos no último mês do ano, e quantas coisas já foram vividas em 2017. Tantas lágrimas, mas também muitas vitórias. Contemplo aqui tudo que Deus nos ajudou a vencer e agradeço por cada situação que ele me permitiu viver.
Hoje, quero meditar com você sobre o desapego. No Natal, é comum ganharmos e darmos presentes, fazermos festas bonitas e comermos tudo que é do bom e do melhor. Tem gente que espera o natal para comer o que não ”come no ano inteiro”, mas, brincadeiras à parte, quero trazer para você que o Natal também é época de desapego. Em que sentido?
Desapego de si, das coisas que você gosta para fazer o outro feliz; desapego da sua vontade para fazer a vontade de outra pessoa; desapego da sua autossuficiência para deixar o outro livre, a fim de realizar a missão dele; desapego até do seu direito para dar direito a outra pessoa.
No Natal, nos enfeitamos todo para ir à missa, para cear com a família, para sair para uma Celebração de Natal, mas e o nosso coração? Está preparado e bonito para essa data como está o nosso exterior? Se Jesus chegasse hoje na sua vida, a que seu coração estaria apegado? A medos, a rancor, raiva, falta de perdão, inveja ou ressentimentos? A que o seu coração estaria sucumbindo, a ponto de deixar você preso a coisas tão pequenas?
Queridos, quando Jesus vier ou te chamar até Ele, não haverá importância a marca de roupa que você usou, nem quantas festas participou, nem quantos jantares você deu, mas sim, quantas pessoas perdoou, quantas mágoas conseguiu superar, quantos ressentimentos resolveu. Isso é o que interessa a Jesus: um coração desapegado e puro, limpo de tudo que é ruim e que nos derruba para baixo.
Esses sentimentos ruins são como para-raios, atraímos só coisas ruins quando estamos com eles dentro de nós. Por isso, precisamos limpá-los.
Neste Natal, dê valor a gestos mais profundos. Estamos na época propícia para o perdão e o desapego.
Faça uma boa faxina na sua casa, doe as coisas que não te interessam mais, faça uma ação para levar comida a quem mais precisa, faça algo pelo outro, não se prenda ao que é material.
“Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e a traça corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem a traça nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque aonde está o teu coração, está lá também o teu tesouro” (Mt 6, 19-21).
O Senhor o abençoe
Seu irmão,
Wellington Jardim (Eto)
Cofundador da Comunidade Canção Nova e administrador da FJPII