A fé em meio às dificuldades

Como manter a fé no sofrimento?

Parece-nos que a dor nunca chegará até nós, que simplesmente seremos imunes a ela, mas quando ela chega, somos afetados fortemente. Quando passamos pela experiência da cruz, ou seja, da dor, facilmente nos desesperamos.

O que fazer diante de situações tão difíceis e, muitas vezes, injustas? Como acreditar que Deus existe quando passamos uma situação de dor? Como manter a fé no sofrimento? 

Em meio a tantos questionamentos, muitos nos dizem frases prontas, as quais nos causam mais raiva do que consolo. O que, então, pode acalentar nosso coração nessa fase?

Bem, posso falar da minha experiência. Quando perdi minha mãe, e eu já não tinha mais pai, foi muito difícil para mim. E olha que sou um homem de fé, consagrado a Deus a tantos anos! Foi doído receber a notícia de que minha mãe havia falecido, a minha referência de família, para quem costumava voltar.

Acredito que perder os pais é uma sensação de ficar sem chão e sem rumo; e assim, mesmo minha mãe já idosa, eu não queria que ela partisse. Diante dela, fui ali rezando, quietinho, pedindo consolo a Deus. A minha oração foi na  intimidade com Deus; e, aos poucos, Ele foi consolando meu coração. 

Nos momentos duros da vida, nós costumamos nos afastar de Deus, mas isso é muito ruim, pois é quando Ele costuma se aproximar de nós e falar somente para nós o que deseja com toda essa situação. Só Deus tem a resposta certa no momento certo. Apenas Ele pode nos devolver a alegria de viver.

Falo aqui de perdas de entes queridos, mas você pode estar passando uma situação de um filho nas drogas, desemprego, brigas entre famílias, de uma doença grave… Enfim, você pode estar vivendo tantas coisas dolorosas, que podem o afetar, mas, nem por isso, deve separar-se de Deus. 

Queridos, permaneçamos firmes no amor a Deus, pois essa situação que estamos vivendo pode ser uma forma de nos encontrarmos mais perto d’Ele. Nunca nos livraremos da dor, pois ela é inerente ao ser humano, mas podemos aprender a superá-la e a lutar contra ela.

Devemos sempre ter uma postura de luta no sofrimento, mas nunca de entrega! Não é a toa que sempre nos referimos como soldados de Cristo, pois estamos sempre em batalha!

Quando a coisa fica feia, temos de dobrar nossos joelhos e rezar, ainda mais fervorosamente, para que Deus venha em nosso auxílio.

Eu nunca peço a Deus que tire todos meus sofrimentos, mas peço a sabedoria para enfrentá-los. É assim que crescemos e amadurecemos, como homens e mulheres e também na fé! 

Amigo, a fé sem obras é morta! Isso se aplica também no sofrimento. Se só temos fé quando as coisas vão bem, então, nossa fé é fraca! Se queremos fortalecê-la, aprendamos a passar com ela no sofrimento! 

Saiba que, todos os dias, coloco suas intenções na Santa Missa. Mesmo sem lhe conhecer, peço a Deus por você! 

Não desanime!

Que o Senhor o abençoe!

Seu irmão,

Wellington Jardim (Eto)
Cofundador da Comunidade Canção Nova e administrador da FJPII

 

Adquira os livros de Wellington Jardim (Eto):

Animados    Administrar    Se Deus