1 Coríntios 3

Somos cooperadores de Deus: fé, trabalho e o crescimento que vem d'Ele

A cada um o Senhor confiou uma tarefa

Tem um versículo bíblico maravilhoso que eu tenho marcado no coração: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24, 15). Como é bonito isso, né? Mas hoje eu quero meditar com vocês uma palavra que está em Primeira Coríntios 3, 4 e seguintes, que me acompanha desde que comecei na Canção Nova. Nas aflições ou nas alegrias, temos que pensar: a cada um o Senhor deu a sua tarefa

Somos apenas servos no campo do Senhor

Quando um diz “eu sou de Paulo” e outro “eu sou de Apolo”, não estamos apenas no nível humano? Afinal, o que é Apolo? O que é Paulo? Não passam de servos pelos quais chegastes à fé. São pessoas que chegaram à fé primeiro, e a nossa fé tem que ser inabalável. Eu sei, é difícil. O maior desafio da nossa vida são essas duas letrinhas: .
Mas entenda: um planta, o outro rega, mas quem faz crescer é Deus. Nem quem planta, nem quem rega tem capacidade de fazer crescer por si mesmo. Você pode usar o melhor adubo, enriquecer a terra e fazer de tudo, mas o crescimento da planta está nas mãos de Deus. No fim, nem o que planta e nem o que rega são propriamente importantes; importante é aquele que faz crescer, que é Deus.

A dependência total da Providência Divina

Pense comigo: você pode ter uma fazenda imensa de soja, usar drones, helicópteros e a melhor tecnologia. Mas, se Deus der uma “piscada” e deixar de chover, o que acontece com a sua riqueza? Se o rio secar, como você vai irrigar? Assim é a nossa vida. Se você não alimentar sua família com amor, colherá tempestade; se não alimentar sua empresa com alegria, só terá tropeços.
Por maior que você seja como empreendedor — até no campo religioso ou na evangelização — se não tiver Jesus à frente de tudo, vai tudo por água abaixo. Sem Ele, não somos ninguém. A soma das tarefas faz a coisa acontecer: eu busco o pão, minha esposa cuida da educação e os filhos trazem a alegria, mas é Deus quem sustenta esse lar.

O salário dos cooperadores de Deus é a glória de Deus

Aquele que planta e aquele que rega são iguais, mas cada qual receberá o salário correspondente ao seu trabalho. Nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura e construção de Deus. Não se esqueça: tudo é de Deus, nada é nosso. O que eu tenho ou o que você tem, foi Ele quem deu primeiro.
As grandes vanglórias da vida acontecem porque Deus permitiu. Às vezes, quando Ele “pisca”, parece que tudo deu errado, mas é que não estamos enxergando que nós somos propriedade de Deus. A condução é d’Ele, mas o trabalho é nosso. Vamos entregar tudo nas mãos d’Ele, pois só Ele é nosso Deus e Salvador.

Do seu amigo, Wellington Silva Jardim – Eto
Cofundador da Comunidade Canção Nova